No 1º campo, sobre fundo prata o “ex-libris” do jornal Província de São Paulo, simboliza a atuação do primeiro pesquisador de Itapetininga Manoel Afonso Pereira Chaves, mais conhecido como Cel. Afonso, que publicou os primeiros estudos sobre a história de Itapetininga.
No 2º campo, também sobre fundo prata, um batelão com 3 componentes simbolizando a exploração do rio Itapetininga pelos engenheiros Theodoro Fernandes Sampaio, Francisco de Paula Oliveira e J. F. Washington de Aguiar, a partir de pedido da comissão geográfica e geológica da província de São Paulo em 1886, sendo esta a primeira expedição científica sobre o rio Itapetininga.
No 3º campo aparece ladeada por duas ramas a Águia romana na cor vermelha, característica da heráldica, simbolizando as pesquisas genealógicas e o objetivo de “voar alto e atentamente” nas pesquisas históricas, geográficas e genealógicas.
Tem ainda um listel, em ouro, que representa a conquista, escrito em letras pretas IHGGI que significa Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.