Site Loader
Rua Prudente de Moraes, 716 - Itapetininga - SP, 18200-040

ARGEMIRO DE TOLEDO FILHO nasceu em Indaiatuba, SP, a 25 de fevereiro de 1923. Filho de Sr. Argemiro de Toledo e de D. Celestina Arruda Toledo. Ex-Combatente da II Guerra Mundial, o Sr. Argemiro de Toledo Filho ingressou no Exército Brasileiro no 5º Batalhão de Caçadores, em Itapetininga, SP.

Nesta unidade, no ano de 1941, prestou o serviço militar inicial e como voluntário foi aceito para integrar a Força Expedicionária Brasileira (F.E.B.), sendo então transferido para o 6° Regimento de Infantaria com destino para o 1º Regimento de Infantaria – Regimento “Sampaio” , com o qual seguiu destino para o teatro de operações da Itália na luta pela Liberdade e pela Democracia durante a II Guerra Mundial.

Retornou ao Brasil em 5 de setembro de 1945.
Da sua participação naquele que foi o maior conflito armado do século XX, o soldado Argemiro de Toledo Filho foi condecorado com a Medalha de Campanha e em 5 de outubro de 1988 foi reformado no posto de segundo-tenente do Exército Brasileiro.

Em 8 de Maio de 2014, aos 70 anos completos do embarque da Força Expedicionária Brasileira para a Itália, recebeu a Medalha Heróis do Brasil e a 8 de maio de 2015, ocasião das comemorações dos 70 anos do Dia da Vitória foi condecorado com a Medalha da Vitória do Ministério da Defesa.
Em 31 de Outubro de 2016, o Tiro de Guerra de Itapetininga inaugurou a Sala de Instrução “Pracinha Argemiro de Toledo Filho”.

Já em 8 de Maio de 2020, data comemorativa dos 75 anos do Dia da Vitória , Argemiro de Toledo Filho foi agraciado com a Medalha Marechal Zenóbio da Costa do 1º Batalhão de Polícia do Exército, Rio de Janeiro.

Homenagens estas que lhe são prestadas em reconhecimento à sua dedicação inconteste aos valores da Liberdade e da Democracia que tem cultuado ao longo de toda a vida.

Parabéns Argemiro de Toledo Filho! Nosso pracinha itapetiningano que ao lado de nosso outro pracinha itapetiningano Victório Nalesso mantêm aceso o Cachimbo da Vitória!

Post Author: Jefferson Biajone