O SINO DA INDEPENDÊNCIA
A memória do Sete de Setembro tem um personagem de peso, de mais de 2 mil quilos. Trata-se de um sino criado especialmente para o anúncio da Independência do Brasil, que badalou pela primeira vez em São Paulo, e é chamado de Sino da Independência.
Em 07 de Setembro de 1822, foi da Praça da Sé, onde ficava a antiga catedral, na época a torre mais alta de São Paulo, que o badalo do sino anunciou a todos a Independência do Brasil de Portugal. O Sino da Independência, tem nome, é o Bronze Velho!
Assim, como o grito de Independência ou Morte, o sino se tornou um símbolo do surgimento da nação.
Fundido em 1820, sua origem é um tanto incerta, sabe-se que foi feito por Francisco Chagas Sampaio, que gravou seu nome em sua obra, gravou também as armas do Reino de Portugal e um fragmento do salmo 150.
Acredita-se que o sino tenha sido feito na Bahia e depois trazido para São Paulo. São 2.250 quilos distribuídos em 1,75 metros de altura por 1,70 de diâmetro, feito de bronze misturado a ouro 18 quilates.
Em 1913, a antiga Catedral da Sé, que era também a catedral da colônia, foi demolida para dar lugar a Catedral que conhecemos hoje. Por conta disso, o Sino da Independência precisou mudar de casa, indo para o Mosteiro da Luz. No ano de 1942 ele foi doado para a Igreja de São Geraldo, onde está até os dias atuais.
A Igreja de São Geraldo fica em Perdizes, e teve que construir uma nova torre para receber o Sino da Independência, que foi tombado em 1972 pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, devido a sua importância na história do Brasil.
Atualmente o acesso ao Sino é difícil, mas possível. Isso acontece porque, em 2003 roubaram o badalo do sino que pesa entre 50 e 60 quilos, acredita-se que, por acharem que havia ouro em sua composição mas, na verdade, não havia nenhum ouro na parte que foi roubada, toda a mistura que inclui o metal precioso está na estrutura do Sino.
É possível visitar a Igreja de São Geraldo e pedir para ver o sino pois, em geral, o padre permite que as pessoas o vejam, apesar de ser uma longa subida (é necessário subir três lances de uma escadaria com degraus íngremes),
vale muito a pena ver. O Sino da Independência é um importante marco histórico, executou uma função primordial em um momento marcante para todos nós, brasileiros.
Visitar a Igreja e ver de perto o Sino, é estar perto, de um dos símbolos que marcam os momentos mais importantes do Brasil e também da cidade de São Paulo.
Endereço:
Largo Padre Péricles , s/nº
Perdizes
Fontes: spcity.com.br/paroquiasaogeraldo.org.br/folha.uol.com.br